segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

No trem

Aproximadamente 15 dias
antes de meu pai morrer,
no ano de 1989, ele escreveu esse texto.
Até hoje quando o leio,
sinto que é como se eu conversasse diretamente com ele:

7:31 hs No trem

Não dá pra descrever o quanto está lindo o dia hoje. Estou aqui no trem rumo à Pinheiros, olhando pela janela (coisa que nunca faço) e tudo está tão bonito, que se guardasse na memória p/ te dizer talvez esquecesse, por isso estou escrevendo, mais tarde irei te ver e contar tudo que vi:
Um céu azul como nunca antes, um sol brilhante, mas não muito quente temperado, talvez pelo clima. Os carros a trafegar numa ordem, uma ordem divina, como pôde o homem fazer tal coisa?
Os arranha céus num esquadro sensacional, dando um show de geometria.
E esse trem a uns 80 Km/h me mostrando tudo isso só o homem não conseguiria tal feito.
Por isso agradeço a Deus, e peço perdão por colocar essa beleza em meus olhos e só vir dar sentido hoje.
Escreveria muito mais, mas estou chegando.

6 comentários:

  1. Simplesmente lindo!
    "Mais que palavras na pena do autor"
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ai..não queria repetir o que eles disseram... MAS ESSA É A FRASE mais de acordo: Que lindo! Quantas vezes me vi na mesma situação, sentada olhando pela janela admirando coisas assim, tão bem feitas e sintonizadas... O corajoso Davizinho que venceu o gigante e depois se tornou rei, escreveu assim: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa o outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve som; no entanto, por toda terra se faz ouvir sua voz e as suas palavras, até os confins do mundo", sábias palavras.... tal como no seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os comentários!!!
    Ná gosto muito da história do Davi também!!! Belo excerto que você colocou no comentário!!!
    Muito obrigado!!!
    Gosto muito dessa música do Cordel do Fogo Encantado com o B Negão, que também cita Davi:

    Pedra e Bala

    Juntem...
    As forças pra seguir nessa jornada...
    Busquem...
    As forças pra lutar na sua própria batalha...

    A poeira subiu de ambos lados
    Arames farpados olhos e punhos fechados, cerrados
    A face marcada pela mesma vida seca como a terra, rachada
    Uma sombra densa e pesada eclipsando o que há de melhor na sua alma
    O verdadeiro terror mais sufocante que o calor, eu disse:
    "Essa é a sua jaula"

    Os desertos se encontram de várias formas
    Seja no espírito no solo ou na mente através de idéias tortas
    Que produzem gente morta em escala industrial

    Guerra pela terra a pedra contra o tanque
    Guerra altera a terra nada será como antes

    Na inversão dos papéis do pequeno Davi contra Golias, o Gigante
    Como os barões das mega-corporações
    Gigante como o coronelado dos grandes e pequenos sertões
    Como os vários e vários e vários ubiratans
    (ubiratans...)
    Com seus sanguinários batalhões
    (É pedra e bala rasga o peito)
    Que na sua prepotência
    (De quem passa, passa sem destino)
    E ignorância bélica
    Não conseguirão perceber a força que a chegada certeira, daquela pedra

    Juntem...
    As forças pra seguir nessa jornada...
    Busquem...
    As forças pra lutar na sua própria batalha...

    Um beijo seco no portão do teu ouvido
    Quebrando cercas pra chegar, na nossa mira
    A pedra curte, a bala corre e voa
    A pedra fura, bala transpassa
    A bala é quente e a pedra é pura como um gole de cachaça
    Velho como teu projeto louco
    Forte como quem chora de medo

    Guerra pela terra
    A pedra contra o tanque
    Guerra altera a terra nada será como antes
    Escuto em alto falantes aquele som de cimento dessa muralha sem fim

    Desejo a pedra e a bala
    E a santa paz fora do jogo
    Pois o que fala alto é pedra e bala
    (Pedra e bala)
    Naquela praça onde as crianças brincam
    (Sol, poeira)
    Naquele prédio perto das estrelas
    (De pedra e bala)
    Naquele circo no qual quando chove não há espetáculo

    ResponderExcluir
  4. 'São teus olhos que me fazem ver
    e então percebo o quanto tenho sido cego
    me acordo e me durmo como robô
    não me diferencio
    não me encontro

    Mas de repente me vem uma força
    me aponta o dedo a frente e diz 'vê'
    e eu vi a vida mais bonita
    por ser finita
    e por ter você, beleza Divina'

    Deus nos abre os olhos
    alguns escrevem
    outros publicam

    todos se emocionam.

    grande bjo ptprn

    ResponderExcluir