terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pernas Curtas

Às vezes leio poemas de amores tortuosos, de almas que se debatem solitárias à procura de si mesmas, me lembro de frases tão simples que para mim há tempos faz tanto sentido:

"E mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira"


mas também não sou mais tão criança, a ponto de me impor verdades absolutas.

Me machuca a alma às vezes ler textos que me soam hipócritas, comentários de amizades ardilosas com terceiras, quartas, quintas intenções, perpetuando um vício de personalidade.

O "conhece a ti mesmo" é um conceito que ainda não faz sentido quando muitos ainda mentem para si mesmos. Tudo bem concordo contigo meu caro amigo, existem vícios piores, mas isso ainda não alivia o meu desgosto por esse vício especificamente.

Às vezes leva-se mais de dois anos para se enxergar algo que sempre esteve explícito para pessoas que não estavam do lado de dentro de uma situação, pois estar do lado de dentro muitas vezes é também estar cego.


Às vezes leva-se três anos, três meses, cinco anos, ou vinte e seis anos para se reconhecer ou melhor, lapidar o olhar e enxergar quem sempre esteve do seu lado e por seus olhos tortos não conseguiu enxergar antes.

Mas é só o tempo que pode dar tempo ao tempo, e toda verdade suave e naturalmente ultrapassa a mentira, que com suas pernas curtas tropeça a um metro da chegada, se enganando outra vez com a demagogia de tudo que queria ser, ainda não é, e que talvez precise descobrir se um dia Deus ainda quer que seja...

Sinceramente, acho que não, mas só Ele é o absoluto.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Johnny é o primeiro texto seu dos que lembro de ter lido que trás um pensamento mais pessimista.
    Acredito que escrevemos muito o que estamos sentindo no momento.
    Espero que esse vento ruim passe.
    No mais, gostei da forma que seu texto foi escrito, com uma certa veemência.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu discordo do Góis...rsrsrs Você defende nesse texto convicções... Sim, concordo com ele que deve ter haver com o momento ou uma situação separada, ou uma simples observação de algo real. Mas não considero isso um vento ruim, pelo contrário, eu gosto desse senso critico que temos, isso nos faz ficar de olhos mais abertos, é necessário, porque a vida não é só flores, tem espinhos também...tem mentira...
    Ontem vendo CSI, eu pensei: Nossa! Tem gente que de tanto mentir acaba acreditando nas próprias mentiras e parece um ser convincente. Nem sempre a gente diferencia verdade de mentira e verdadeiro de falso. Alguns sorrisos são falsos, escondem pensamentos podres. Como saber? Nós não enxergamos os corações das pessoas, e suas reais intenção, tentamos interpretar os jestos delas, mas isso não é 100% confiável...Então caminhamos para o auto conhecimento, que sim é a melhor forma de conhecer o outro. Quando vc percebe que vc tem limitações, você entende q o outro tbm tem, quando vc percebe que vc tem dificuldade, o outro também tem, quando vc percebe que gosta de ser respeitado e que é um direito seu, do outro também...e assim em diante. Esse é o caminho. Ver essas pessoas de pernas curtas, que tropeçam e fazem os outros tropeçar é triste, e acho que devemos mesmo nos entristecer, mas só podemos mudar isso de uma forma, sendo nós mesmos diferentes para que outros sejam motivados a também ser. Beijos! Acho que dos que eu li,esse foi o texto que mais gostei.

    ResponderExcluir
  4. Mentiria se dissesse que nunca menti,
    Mentiria se dissesse que nunca vou mentir,
    Mas enquanto posso, enquanto quero,
    De mim este mal afastarei,
    Que de pernas curtas me deixará
    e provavelmente tropeçarei.
    De absoluto e de toda plenitude,
    Seja somente Um,
    Que inspire nossa atitude.
    Abraços para vocês!

    ResponderExcluir
  5. Ná Quando digo que o vento ruim passe não me refiro a poesia, a qual eu também gostei, mas sim se tiver acontecendo alguma coisa ruim, pois estou acostumado a ver o Johnny escrevendo coisas alegres mesmo sabendo que a vida não é perfeita, ai agora ele fez um texto que me parece sair de uma grande decepção.

    O texto em si está bom e acho que quando sentimos algo é legal escrever, só espero que todos estejam bem, mesmo sabendo que é difícil.
    Ah, eu concordo com as coisas que vc disse!!!!

    flw

    ResponderExcluir
  6. Nossa adorei escrever em prosa, gerou uma certa "polêmica" gostosa e muito saudável aos meus olhos...

    Acho que passou um vento ruim lá em casa essa noite, jantei muito tarde e fui dormir em seguida, daí tive um pesadelo que me fez acordar e escrever o texto, mas não me abati, soprei o vento pra longe, ah claro, escrever o texto fez parte desse sopro e postá-lo também, assim, vocês, pessoas que eu considero muito, deixaram passar meus desabafos na alma de seus ouvidos e me ajudaram a continuar soprando esse vento pra longe...

    Talvez eu pareça um pouco pessimista sim, mas depende do olhar, logo que acabei de escrever fiquei com o sentimento de pessimismo, mas depois pela manhã, quando reli, me pareceu muito mais suave do que quando eu mesmo estava "do lado de dentro da situação".

    Ná meu texto teve muita influência do seu texto no More Than Words, mas você sabe que não é de você que estou falando né rsrs adoro seus comentários extensos e fico muito feliz de você ter gostado bastante!!!

    Aninha, cada vez que você escreve um novo poema eu tenho a certeza de que você é um anjo caído.

    Grande abraço MEUS AMIGOS!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tô chegando por aqui!!
    Gente, parei pra ler o blog do Johnny na hora certa. Em meio à tal polêmica e a todos os comentários, pude perceber mais uma pessoa com um dom incrível de encantar com as palavras, de brincar com elas de forma leve, ao mesmo tempo que essas palavras mostram uma força imprescindível! Tô boquiaberta, encantada e fascinada!

    Parabéns, querido Johnny!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Góis, querido..rsrsr Se é assim, sim...rs xD...

    ResponderExcluir